A História da Cooperei

A história da Cooperativa de Produção Cristo Rei Ltda - COOPEREI teve seu início em 15 de agosto de 2001, quando 41 trabalhadores remanescentes dos 600 funcionários da massa falida Carlos Augusto Meyer S.A. - Alumínio Econômico, fundada em 1929, reuniram-se para discutir sua situação de trabalhar sem ter perspectivas de receber seus salários e demais direitos trabalhistas.

Com a parceria da Associação Nacional de Trabalhadores de Auto-Gestão - ANTEAG e Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo, que estudaram a viabilidade econômica da empresa, baseando-se em informações acerca dos produtos, do mercado, do processo produtivo e, principalmente, dos recursos necessários para dar início à produção, sob amparo de uma nova pessoa jurídica a ser constituída, criou-se a Cooperativa de Produção Cristo Rei Ltda. – COOPEREI para abrigar os funcionários e dar seguimento às atividades fabris, parecendo a principal e melhor alternativa.

Atualmente, a COOPEREI é composta por 31 associados que trabalham no mesmo local que a antiga empresa, porém utilizam só uma parte do espaço. A marca Alumínio Econômico ficou como propriedade da cooperativa. Os produtos são comercializados por meio de representantes para todo o estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Seus principais produtos são peças usinadas de alumínio, como assadeiras, formas para pudim, panelas, conchas, sopeiras, entre outros.